Óleo de rícino
O óleo de rícino, também conhecido como castor oil, é um óleo vegetal poderoso e versátil extraído das sementes da planta Ricinus communis. Este óleo tem sido utilizado há séculos em rotinas de beleza tradicionais e modernas devido à sua composição rica e aos inúmeros benefícios para a pele, o cabelo e as unhas.
-
Categorias
-
Marcas
-
Conteúdo
-
Peso
-
Ingredientes
-
Livre de
-
Destaque
-
Tipo de cabelo
-
Problemas capilares
-
Problemas do couro cabeludo
-
Condição da pele
-
Tipo de pele
-
Categorias
-
Marcas
-
Conteúdo
-
Peso
-
Ingredientes
-
Livre de
-
Destaque
-
Tipo de cabelo
-
Problemas capilares
-
Problemas do couro cabeludo
-
Condição da pele
-
Tipo de pele
Qual é a origem do óleo de rícino?
A planta de rícino é nativa da Índia e de partes da África Oriental. Atualmente, cresce em todo o mundo em regiões tropicais e subtropicais. A partir das sementes desta planta, o conhecido óleo de rícino é extraído por prensagem a frio. Para além da variante clássica, existe também uma forma especial e mais potente: o óleo de rícino preto da Jamaica.
O que é o óleo de rícino preto da Jamaica?
O óleo de rícino preto da Jamaica (JBCO) é produzido de forma tradicional, em que as sementes são primeiro torradas antes de serem prensadas. Este processo confere ao óleo a sua cor escura caraterística e aumenta a concentração de nutrientes. Este facto torna esta variante do óleo de rícino preto especialmente popular para o cuidado intensivo do cabelo e do couro cabeludo. Especialmente as pessoas com cabelos encaracolados, secos ou estragados juram por ele.
Os benefícios do óleo de rícino
- Hidratação da pele: O óleo de rícino é rico em ácido ricinoleico, um ácido gordo que penetra profundamente na pele e proporciona uma hidratação a longo prazo. É por isso que é ideal para as peles secas ou sensíveis.
- Calmante e purificante: As suas propriedades antibacterianas podem ajudar a reduzir as impurezas, como o acne ou a inflamação.
- Crescimento mais saudável do cabelo: O óleo de rícino estimula o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo e nutre os folículos capilares. Como resultado, pode contribuir para um cabelo mais espesso, mais forte e mais brilhante.
- Reparação do cabelo danificado: As suas propriedades nutritivas tornam o cabelo menos quebradiço, especialmente quando se utiliza óleo de rícino preto ou óleo de rícino preto da Jamaica.
- Pestanase sobrancelhas: Com uma utilização regular, as pestanas e as sobrancelhas podem ficar mais cheias e mais fortes.
- Cuidados com as unhas: O óleo de rícino nutre e fortalece as unhas quebradiças e amolece as cutículas.
Óleo de rícino em produtos de higiene pessoal
Devido aos benefícios versáteis do óleo de rícino, pode encontrá-lo numa vasta gama de produtos de cuidados pessoais. Pense nos hidratantes, nos produtos de limpeza, nos amaciadores de cabelo e até nas máscaras. É um ingrediente natural e eficaz que contribui para a saúde e beleza da sua pele, cabelo e unhas. Já utiliza produtos com este ingrediente?