Psoríase
A psoríase é uma condição de pele comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Esta condição crônica caracteriza-se por manchas vermelhas e escamosas na pele que podem coçar e ser dolorosas. Embora a psoríase possa surgir em qualquer idade, ela é mais comum em adultos.
-
Categorias
-
Marcas
-
Conteúdo
-
Peso
-
Problemas de pele
-
Destaque
-
Ingredientes
-
Condição da pele
-
Tipo de pele
-
Tipo de oferta
-
Categorias
-
Marcas
-
Conteúdo
-
Peso
-
Problemas de pele
-
Destaque
-
Ingredientes
-
Condição da pele
-
Tipo de pele
-
Tipo de oferta
O que é exatamente a psoríase?
A psoríase é mais do que um simples problema de pele. A causa da psoríase é uma doença autoimune em que o corpo ataca erradamente as células saudáveis da pele. Isto leva a um crescimento celular acelerado, causando manchas espessas e escamosas na pele. Estas manchas podem ocorrer em qualquer parte do corpo, mas são mais comuns nos cotovelos, joelhos, parte inferior das costas e couro cabeludo.
Factos importantes sobre a psoríase
- Não é contagiosa
- Pode começar em qualquer idade, mas geralmente começa entre os 15 e os 35 anos
- O stress, certos medicamentos e infecções podem agravar a psoríase
- Existem diferentes formas de psoríase, cada uma com as suas próprias caraterísticas
Sintomas da psoríase
Os sintomas da psoríase podem variar de pessoa para pessoa. Os sinais mais comuns incluem:
- Manchas de pele vermelhas e inflamadas cobertas de escamas
- Pele seca e gretada que pode sangrar
- Comichão, ardor ou dor
- Unhas espessadas, com buracos ou ranhuras
- Articulações rígidas e inchadas
Tratamento da psoríase
Embora não exista cura para a psoríase, existem vários produtos disponíveis para controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida. A escolha dos produtos depende da gravidade da condição e da localização das manchas. Certifique-se de que mantém a sua pele bem hidratada, utilizando os cremes adequados.
Psoríase no couro cabeludo
A psoríase do couro cabeludo é uma forma comum de psoríase que envolve manchas vermelhas, escamosas e com comichão no couro cabeludo. Esta condição da pele pode variar de ligeira, com flocos finos, a grave, com crostas espessas que cobrem todo o couro cabeludo. A psoríase no couro cabeludo pode também alastrar-se ao pescoço, à testa e atrás das orelhas. Factores desencadeantes como o stress, o frio e as infecções podem agravar os sintomas. Os tratamentos incluem champôs medicinais especiais, cremes e, em alguns casos, terapia com luz, para reduzir a descamação e acalmar a inflamação.
Psoríase nas unhas
A psoríase também pode afetar as unhas, o que é conhecido como psoríase das unhas. Isto envolve alterações no aspeto e na estrutura das unhas, tais como picadas, descoloração, espessamento e fragilidade. Por vezes, as unhas podem separar-se parcialmente do leito ungueal (onicólise) ou mesmo causar dor. A psoríase das unhas é comum em pessoas com psoríase na pele e pode causar desconforto funcional. O tratamento da psoríase das unhas é difícil.
Psoríase gutata
A psoríase gutata é uma forma de psoríase caracterizada por pequenas manchas vermelhas na pele, em forma de gota. Estas manchas aparecem geralmente de repente e cobrem frequentemente grandes áreas do corpo, como o tronco, os braços e as pernas. A psoríase gutata ocorre normalmente em crianças e adultos e é frequentemente desencadeada por uma infeção da garganta causada por estreptococos. Embora os sintomas possam ser mais ligeiros do que noutras formas de psoríase, a condição pode causar comichão e desconforto. Para uma forma ligeira de psoríase gutata, pode utilizar diariamente um creme ou pomada para manter a pele flexível.