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Termos e Condições

Termos e Condições Gerais Thuiswinkel

Estes Termos e Condições Gerais da Organização Holandesa Thuiswinkel (a seguir denominada: Thuiswinkel.org) foram elaborados em consulta com a Associação de Consumidores no âmbito do Grupo de Coordenação de Consulta de Auto-Regulação (CZ) do Conselho Social e Económico e entrarão em vigor em 1 de Junho de 2014.

Índice:

Artigo 1 - Definições

Artigo 2 - Identidade do operador económico

Artigo 3 - Aplicabilidade

Artigo 4 - A oferta

Artigo 5 - O Acordo

Artigo 6 - Direito de retractação

Artigo 7 - Obrigações do consumidor durante o período de reflexão

Artigo 8 - Exercício do direito de retractação pelo consumidor e respectivos custos

Artigo 9 - Obrigações do comerciante em caso de rescisão

Artigo 10 - Exclusão do direito de retractação

Artigo 11 - O preço

Artigo 12 - Cumprimento e garantia adicional

Artigo 13 - Entrega e execução

Artigo 14 - Transacções de duração: duração, rescisão e renovação

Artigo 15 - Pagamento

Artigo 16 - Procedimento de queixa

Artigo 17 - Litígios

Artigo 18 - Garantia das sucursais

Artigo 19 - Disposições adicionais ou diferentes

Artigo 20 - Alterações aos Termos e Condições Gerais Home Shopping


Artigo 1 - Definições

Para os efeitos destes termos e condições:

1. Acordo adicional: um acordo pelo qual o consumidor adquire produtos, conteúdo digital e/ou serviços relacionados com um contrato à distância e estes bens, conteúdo digital e/ou serviços são fornecidos pelo comerciante ou por um terceiro com base num acordo entre esse terceiro e o comerciante;
2. Prazo de retractação: o período dentro do qual o consumidor pode exercer o seu direito de retractação;
3. Consumidor: a pessoa singular que não age para fins relacionados com o seu comércio, negócio, artesanato ou profissão;
4. Dia: dia de calendário;
5. Conteúdo digital: dados produzidos e fornecidos em formato digital;
6. Contrato de duração: um contrato de fornecimento regular de bens, serviços e/ou conteúdos digitais por um período especificado;
7. Portador de dados durável: qualquer ferramenta - incluindo correio electrónico - que permita ao consumidor ou empresário armazenar informações que lhe sejam dirigidas pessoalmente de forma a permitir uma consulta ou utilização futura durante um período adaptado ao fim a que se destinam as informações, e que permita a reprodução inalterada das informações armazenadas;
8. Direito de rescisão: a possibilidade de o consumidor rescindir o contrato à distância dentro do período de reflexão;
9. Empresário: a pessoa singular ou colectiva que é membro do Thuiswinkel.org e oferece (acesso a) conteúdos e/ou serviços digitais à distância aos consumidores;
10. Contrato à distância: contrato celebrado entre o comerciante e o consumidor no âmbito de um sistema organizado de venda à distância de produtos, conteúdos digitais e/ou serviços, em que, até à celebração do contrato, inclusive, é feita uma utilização exclusiva ou conjunta de um ou mais meios de comunicação à distância;
11. Modelo de formulário de levantamento: o modelo europeu de formulário de levantamento constante do Anexo I destas condições; o Anexo I não precisa de ser disponibilizado se o consumidor não tiver direito de levantamento em relação à sua encomenda;
12. Tecnologia para a comunicação à distância: meios que podem ser utilizados para celebrar um acordo, sem que o consumidor e o comerciante tenham de estar juntos na mesma sala ao mesmo tempo.

 

Artigo 2 - Identidade do operador económico

Trading Toppers B.V. trading sob o nome/nomes: Salontotal.pt
Endereço comercial: Kronenweg 2, 7051 HX Varsseveld, Países Baixos
Número de telefone: +31-88-4554555
Acessibilidade: Segunda a sexta-feira das 09:00 às 21:00 e no sábado das 10:00 às 16:00.
Endereço de correio electrónico: service@salontotal.pt
Número da Câmara de Comércio: 62766066
Número de IVA (NL): NL854948843B01
Número de IVA (GB): GB369413965
Número de IVA (CH): CHE-395.650.126


Artigo 3 - Aplicabilidade

1. Estes termos e condições gerais aplicam-se a todas as ofertas feitas pelo empresário e a todos os contratos à distância celebrados entre o empresário e o consumidor.
2. Antes da celebração do contrato à distância, o texto destas condições gerais será posto à disposição do consumidor. Se tal não for razoavelmente possível, o empresário, antes da celebração do contrato à distância, indicará como os termos e condições gerais podem ser vistos pelo empresário e que serão enviados ao consumidor gratuitamente o mais cedo possível, a pedido do consumidor.
3. Se o contrato à distância for celebrado por via electrónica, então, contrariamente ao parágrafo anterior e antes da celebração do contrato à distância, o texto destes termos e condições gerais pode ser colocado à disposição do consumidor por via electrónica, de modo a que este possa facilmente armazená-lo num suporte de dados duradouro. Se tal não for razoavelmente possível, antes da celebração do contrato à distância, será indicado onde os termos e condições gerais podem ser visualizados electronicamente e que serão enviados electronicamente ou de outra forma gratuitos a pedido do consumidor.
4. No caso de, para além destas condições gerais, se aplicarem também condições específicas de produto ou serviço, o segundo e terceiro parágrafos aplicam-se por analogia e o consumidor pode sempre invocar a disposição aplicável que lhe seja mais favorável em caso de condições contraditórias.


Artigo 4 - A oferta

1. Se uma oferta tiver um período de validade limitado ou for feita sujeita a condições, isto será explicitamente declarado na oferta.
2. A oferta contém uma descrição completa e precisa dos produtos, conteúdos digitais e/ou serviços oferecidos. A descrição é suficientemente pormenorizada para permitir ao consumidor fazer uma avaliação adequada da oferta. Se o empresário utiliza imagens, estas são uma verdadeira representação dos produtos, serviços e/ou conteúdos digitais oferecidos. Erros óbvios ou erros óbvios na oferta não são vinculativos para o empresário.
3. Cada oferta contém tal informação que é claro para o consumidor quais os direitos e obrigações que estão ligados à aceitação da oferta.


Artigo 5 - O Acordo

1. O contrato será celebrado, sob reserva do disposto no n.º 4, quando o consumidor aceitar a oferta e preencher as condições estabelecidas.
2. Se o consumidor tiver aceite a oferta por via electrónica, o comerciante deve confirmar imediatamente a recepção da aceitação da oferta por via electrónica. Enquanto a recepção desta aceitação não tiver sido confirmada pelo comerciante, o consumidor pode dissolver o contrato.
3. Se o acordo for celebrado electronicamente, o comerciante deve tomar medidas técnicas e organizacionais adequadas para proteger a transferência electrónica de dados e assegurar um ambiente web seguro. Se o consumidor for capaz de pagar electronicamente, o empresário tomará as medidas de segurança adequadas.
4. O empresário pode, dentro dos limites da lei, informar-se se o consumidor pode cumprir as suas obrigações de pagamento, bem como todos os factos e factores importantes para uma conclusão responsável do contrato à distância. Se, com base nesta investigação, o empresário tiver bons motivos para não celebrar o acordo, tem o direito de recusar uma ordem ou pedido, indicando as razões, ou de anexar condições especiais à execução.
5. O mais tardar aquando da entrega do produto, serviço ou conteúdo digital ao consumidor, o comerciante enviará as seguintes informações por escrito ou de forma a que o consumidor as possa armazenar de forma acessível num suporte duradouro:

a. o endereço de visita do estabelecimento comercial do Empresário ao qual o Consumidor pode dirigir-se com queixas;
b. as condições e a forma como o Consumidor pode exercer o direito de retractação, ou uma declaração clara sobre a sua exclusão do direito de retractação;
c. a informação sobre garantias e o serviço pós-venda existente;
d. o preço incluindo todos os impostos do produto, serviço ou conteúdo digital; na medida do aplicável, os custos de entrega; e o método de pagamento, entrega ou execução do contrato à distância;
e. os requisitos para a rescisão do contrato se o contrato tiver uma duração superior a um ano ou for de duração indeterminada;
f. se o consumidor tem direito de retractação, o modelo de formulário de retractação.

6. No caso de uma transacção a longo prazo, a disposição do parágrafo anterior só se aplica à primeira entrega.


Artigo 6 - Direito de retractação

Para produtos:

1. O consumidor pode dissolver um acordo relativo à compra de um produto durante um período de reflexão de 14 dias sem apresentar razões. O empresário pode perguntar ao consumidor o motivo da rescisão, mas não obriga o consumidor a declarar a(s) sua(s) razão(ões).
2. O período de reflexão referido no n.º 1 começa no dia seguinte à recepção do produto pelo consumidor, ou por um terceiro previamente designado pelo consumidor, que não é o transportador, ou:

a. se o consumidor tiver encomendado vários produtos na mesma encomenda: o dia em que o consumidor, ou um terceiro por ele designado, tiver recebido o último produto. O empresário pode, desde que tenha informado claramente o consumidor sobre isto antes do processo de encomenda, recusar uma encomenda de vários produtos com um prazo de entrega diferente.
b. se a entrega de um produto consistir em várias remessas ou partes: o dia em que o consumidor, ou um terceiro por ele designado, tiver recebido a última remessa ou a última parte;
c. no caso de acordos de entrega regular de produtos durante um determinado período: o dia em que o consumidor, ou um terceiro por ele designado, tenha recebido o primeiro produto.

No caso de serviços e conteúdos digitais não fornecidos num meio tangível:

3. O consumidor pode rescindir um contrato de serviço e um contrato de fornecimento de conteúdo digital que não seja fornecido em suporte material durante um período de 14 dias sem indicar qualquer motivo. O comerciante pode perguntar ao consumidor o motivo da rescisão, mas não o obriga a indicar o(s) seu(s) motivo(s).
4. O período de reflexão referido no parágrafo 3 começa no dia seguinte à celebração do contrato.

Período de reflexão alargado para produtos, serviços e conteúdos digitais não fornecidos num suporte tangível em caso de falha de informação sobre o direito de retractação:

5. Se o Empresário não tiver fornecido ao Consumidor as informações legalmente exigidas sobre o direito de retractação ou o modelo de formulário de retractação, o período de reflexão terminará doze meses após o fim do período de reflexão original determinado de acordo com os parágrafos anteriores do presente artigo.
6. Se o comerciante tiver fornecido ao consumidor as informações referidas no parágrafo anterior no prazo de doze meses após a data de início do período de reflexão original, o período de reflexão expira 14 dias após o dia em que o consumidor tenha recebido essas informações.


Artigo 7 - Obrigações do consumidor durante o período de reflexão

1. Durante o período de reflexão, o consumidor irá manusear o produto e a embalagem com cuidado. Só desembalará ou utilizará o produto na medida do necessário para determinar a natureza, características e funcionamento do produto. O ponto de partida aqui é que o consumidor só pode manusear e inspeccionar o produto como lhe seria permitido fazer numa loja.
2. O consumidor só será responsável por qualquer redução do valor do produto resultante de uma manipulação do produto que vá além do permitido no n.º 1.
3. O consumidor não é responsável pela redução do valor do produto se o empresário não lhe tiver fornecido todas as informações legalmente exigidas sobre o direito de retractação antes ou aquando da celebração do contrato.


Artigo 8 - Exercício do direito de retractação pelo consumidor e respectivos custos

1. Se o consumidor exercer o seu direito de retractação, deverá comunicá-lo ao empresário dentro do período de reflexão através do modelo de formulário de retractação ou de outra forma inequívoca.
2. Logo que possível, mas no prazo de 14 dias a contar do dia seguinte à notificação referida no n.º 1, o consumidor deve devolver o produto, ou entregá-lo (a um representante autorizado do) empresário. Isto não tem de ser feito se o empresário se tiver oferecido para recolher o produto ele próprio. De qualquer modo, o consumidor observou o período de devolução se devolver o produto antes de expirar o período de reflexão.
3. O consumidor devolve o produto com todos os acessórios entregues, se razoavelmente possível no estado original e na embalagem, e de acordo com as instruções razoáveis e claras fornecidas pelo empresário.
4. O risco e o ónus da prova para o exercício correcto e atempado do direito de retractação recai sobre o consumidor.
5. O consumidor suportará os custos directos da devolução do produto. Se o empresário não tiver comunicado que o consumidor tem de suportar estes custos ou se o próprio empresário indicar que suporta os custos, o consumidor não tem de suportar os custos de devolução do produto.
6. Se o consumidor se retirar depois de ter solicitado expressamente que a prestação do serviço ou o fornecimento de gás, água ou electricidade não preparado para venda num volume limitado ou em quantidade definida comece durante o período de reflexão, o consumidor deve ao proprietário uma quantia proporcional à parte do compromisso que o proprietário cumpriu no momento da retirada, em comparação com o cumprimento integral do compromisso.
7. O consumidor não suportará quaisquer custos de prestação de serviços ou de fornecimento de água, gás ou electricidade, que não sejam postos à venda em volume ou quantidade limitados, ou de fornecimento de aquecimento urbano, se:

a. o comerciante não forneceu ao consumidor as informações legalmente exigidas relativamente ao direito de resolução, ao reembolso dos custos em caso de resolução ou ao modelo de formulário de resolução, ou;
b. o consumidor não tenha solicitado expressamente o início da execução do serviço ou o fornecimento de gás, água, electricidade ou aquecimento urbano durante o período de arrefecimento.

8. O consumidor não deverá suportar quaisquer custos pelo fornecimento total ou parcial de conteúdo digital não fornecido em suporte material, se:

a. não concordou expressamente com o início da execução do contrato antes do fim do período de reflexão antes da sua entrega;
b. não tiver reconhecido a perda do seu direito de retractação ao dar o seu consentimento; ou
c. o empresário não confirmou esta declaração do consumidor.

9. Se o consumidor fizer uso do seu direito de retractação, todos os acordos adicionais serão dissolvidos por aplicação da lei.


Artigo 9 - Obrigações do comerciante em caso de rescisão

1. Se o Empresário tornar possível a notificação de rescisão pelo Consumidor por via electrónica, deverá enviar uma confirmação de recepção sem demora após a recepção desta notificação.
2. O Empresário deve reembolsar todos os pagamentos efectuados pelo Consumidor, incluindo quaisquer custos de entrega cobrados pelo Empresário pelo produto devolvido, sem demora mas no prazo de 14 dias após o dia em que o Consumidor o notifica da retirada. A menos que o próprio Empresário se ofereça para recolher o produto, pode esperar até ter recebido o produto ou até o Consumidor demonstrar que devolveu o produto, o que ocorrer primeiro.
3. O comerciante deve utilizar os mesmos meios de pagamento que o consumidor utilizou para o reembolso, a menos que o consumidor concorde com outro método. O reembolso é gratuito para o consumidor.
4. Se o consumidor tiver optado por um método de entrega mais caro do que o mais barato, o comerciante não precisa de reembolsar os custos adicionais pelo método mais caro.


Artigo 10 - Exclusão do direito de retractação

O Empresário pode excluir do direito de rescisão os seguintes produtos e serviços, mas apenas se o Empresário o tiver declarado claramente na oferta, pelo menos em tempo útil antes da celebração do contrato:

1. Produtos ou serviços cujo preço está sujeito a flutuações no mercado financeiro sobre os quais o Empresário não tem influência e que podem ocorrer durante o período de retirada.
2. Contratos celebrados durante um leilão público. Entende-se por leilão público um método de venda em que os produtos, conteúdos digitais e/ou serviços são oferecidos pelo empresário ao consumidor que assiste ou tem a oportunidade de assistir pessoalmente ao leilão, sob a supervisão de um leiloeiro, e em que o licitante vencedor é obrigado a comprar os produtos, conteúdos digitais e/ou serviços;
3. Contratos de serviço, após a execução completa do serviço, mas apenas se:

a. a execução tenha começado com o consentimento prévio explícito do consumidor; e
b. o consumidor declarou que perde o seu direito de retractação logo que o empresário tenha cumprido integralmente o contrato;

4. Viagens organizadas, tal como referido na Secção 7:500 do Código Civil holandês e acordos de transporte de passageiros; 
5. Contratos de prestação de serviços para o fornecimento de alojamento, se o contrato previr uma data ou período de execução específico e não para fins residenciais, transporte de mercadorias, serviços de aluguer de automóveis e restauração;
6. 6. contratos de lazer, se o contrato previr uma data específica ou um período de execução do mesmo;
7. Produtos feitos segundo as especificações do consumidor, que não são pré-fabricados e que são feitos com base numa escolha individual ou decisão tomada pelo consumidor, ou que se destinam claramente a uma determinada pessoa;
8. Produtos susceptíveis de se deteriorarem rapidamente ou de terem um prazo de validade limitado;
9. Produtos selados que não são adequados para devolução por razões de protecção sanitária ou higiene e cujo selo tenha sido quebrado após a entrega;
10. Produtos que, pela sua natureza, foram irrevogavelmente misturados com outros produtos após a entrega;
11. Bebidas alcoólicas cujo preço foi acordado quando o contrato foi celebrado, mas cuja entrega só pode ter lugar após 30 dias, e cujo valor real depende de flutuações no mercado sobre as quais o empresário não tem qualquer influência;
12. Gravações de áudio, vídeo e software informático selados, dos quais o selo foi quebrado após a entrega;
13. Jornais, revistas ou periódicos, com excepção das assinaturas dos mesmos;
14. O fornecimento de conteúdo digital que não seja num meio tangível, mas apenas se:

a. a execução tenha começado com o consentimento prévio explícito do consumidor; e
b. o consumidor tenha declarado que perde assim o seu direito de retractação.

Artigo 11 - O preço

1. Durante o período de validade indicado na oferta, os preços dos produtos e/ou serviços oferecidos não serão aumentados, excepto no caso de alterações de preços devido a alterações nas taxas de IVA.
2. Ao contrário do parágrafo anterior, o empresário pode oferecer produtos ou serviços cujos preços estão sujeitos a flutuações no mercado financeiro e nos quais o empresário não tem qualquer influência, com preços variáveis. Esta obrigação de flutuar e o facto de quaisquer preços cotados serem preços-objectivo serão indicados na oferta.
3. Os aumentos de preços dentro de 3 meses após a conclusão do acordo só são permitidos se resultarem de regulamentos ou disposições legais.
4. Os aumentos de preço a partir de 3 meses após a celebração do contrato só são permitidos se o empresário tiver estipulado isto e:

a. resultam de regulamentos ou disposições estatutárias; ou
b. o consumidor tem o direito de rescindir o contrato a partir do dia em que o aumento de preço produz efeitos.
5. Os preços mencionados na oferta de produtos ou serviços incluem o IVA.


Artigo 12 - Cumprimento do acordo e garantia adicional

1. O empresário garante que os produtos e/ou serviços cumprem o acordo, as especificações indicadas na oferta, os requisitos razoáveis de fiabilidade e/ou usabilidade e a data de celebração do acordo as disposições legais existentes e/ou os regulamentos governamentais. Se acordado, o empresário também garante que o produto é adequado para uma utilização diferente da normal.
2. Uma garantia adicional fornecida pelo empresário, seu fornecedor, fabricante ou importador nunca restringe os direitos legais e alega que o consumidor pode fazer valer contra o empresário com base no contrato se o empresário não cumprir a sua parte do contrato.
3. Entende-se por garantia extra qualquer compromisso do proprietário, do seu fornecedor, importador ou produtor em que este concede ao consumidor certos direitos ou reivindicações que vão além daquilo a que o consumidor é legalmente obrigado se não cumprir a sua parte do contrato.


Artigo 13 - Entrega e execução

1. O empresário terá o maior cuidado possível na recepção e execução de encomendas de produtos e na avaliação de pedidos para a prestação de serviços.
2. O local de entrega é o endereço que o consumidor deu a conhecer ao empresário.
3. Sujeito ao disposto no artigo 4 destes Termos e Condições Gerais, o Empresário deverá executar as encomendas aceites rapidamente, mas o mais tardar no prazo de 30 dias, a menos que tenha sido acordado um prazo de entrega diferente. Se a entrega for atrasada, ou se uma encomenda não for efectuada ou for apenas parcialmente efectuada, o consumidor receberá uma notificação sobre isso no prazo máximo de 30 dias após a encomenda ter sido efectuada. Nesse caso, o consumidor tem o direito de dissolver o contrato sem encargos e com direito a qualquer indemnização.
4. Após a dissolução em conformidade com o parágrafo anterior, o empresário reembolsará imediatamente o montante pago pelo consumidor.
5. O risco de dano e/ou perda dos produtos recai sobre o empresário até ao momento da entrega ao consumidor ou sobre um representante nomeado previamente e dado a conhecer ao empresário, salvo acordo expresso em contrário.


Artigo 14 - Transacções de duração: duração, rescisão e renovação

Demissão:

1. O consumidor pode contratar por um período de tempo indefinido e que se estende à entrega regular de produtos (incluindo electricidade) ou serviços, terminar a qualquer momento sujeito às regras de rescisão acordadas e a um pré-aviso de até um mês.
2. O consumidor pode contratar por um período indefinido e que se estende à entrega regular de produtos (incluindo electricidade) ou serviços, em qualquer altura no final do período indefinido, sujeito às regras de rescisão acordadas e a um pré-aviso de até um mês.
3. O consumidor pode rescindir os acordos referidos nos parágrafos anteriores:

a. terminar em qualquer altura e não se limitar a terminar num determinado momento ou num período específico;
b. pelo menos terminá-los da mesma forma que foram celebrados pelo consumidor;
c. terminar sempre com o mesmo aviso que o empresário estipulou para si próprio.

Extensão:

4. Um contrato celebrado por um período de tempo definido para a entrega regular de produtos (incluindo electricidade) ou serviços não pode ser tacitamente prolongado ou renovado por um período definido.
5. Ao contrário do parágrafo anterior, um contrato a prazo fixo que tenha sido celebrado para o fornecimento regular de notícias diárias e semanais e revistas pode ser tacitamente renovado por um período fixo de até três meses, se o consumidor, no final da prorrogação do contrato prorrogado, puder rescindir com um pré-aviso de até um mês.
6. Um contrato a termo certo que tenha sido celebrado para a entrega regular de produtos ou serviços só pode ser tacitamente prorrogado por um período de tempo indefinido se o consumidor puder, a qualquer momento, rescindir com um pré-aviso não superior a um mês. O período de pré-aviso não deve exceder três meses se o acordo previr a entrega regular, mas menos de uma vez por mês, de jornais e revistas diários, noticiosos e semanais.
7. Um contrato de duração limitada para o fornecimento regular de jornais diários, notícias e semanários e revistas (assinatura experimental ou introdutória) não deve ser tacitamente continuado e deve terminar automaticamente no final do período experimental ou introdutório.

Duração:

8. Se um contrato tiver uma duração superior a um ano, após um ano o consumidor pode rescindir o contrato em qualquer altura com um pré-aviso de até um mês, a menos que a razoabilidade e a equidade se oponham à rescisão antes do fim do prazo acordado.


Artigo 15 - Pagamento

1. Salvo disposição em contrário no contrato ou condições adicionais, os montantes devidos pelo consumidor devem ser pagos no prazo de 14 dias após o início do período de reflexão, ou na ausência de um período de reflexão no prazo de 14 dias após a celebração do contrato. No caso de um acordo para a prestação de um serviço, este período começa no dia seguinte à recepção da confirmação do acordo por parte do consumidor.
2. Ao vender produtos aos consumidores, o consumidor nunca poderá ser obrigado a pagar mais de 50% de antecedência em termos e condições gerais. Se tiver sido estipulado um pagamento adiantado, o consumidor não poderá fazer valer quaisquer direitos relativamente à execução da encomenda ou serviço(s) em questão antes de ter sido efectuado o pagamento adiantado estipulado.
3. O consumidor tem o dever de comunicar sem demora qualquer inexactidão nos dados de pagamento fornecidos ou declarados ao empresário.
4. Se o consumidor não cumprir a(s) sua(s) obrigação(ões) de pagamento a tempo, deverá pagar os juros legais sobre o montante ainda devido, após ter sido notificado do atraso de pagamento pelo proprietário e este ter concedido ao consumidor um prazo de 14 dias para cumprir ainda as suas obrigações de pagamento, após o pagamento não ter sido efectuado dentro deste prazo de 14 dias, e o proprietário tem o direito de cobrar quaisquer custos de cobrança extrajudicial em que tenha incorrido. Estes custos de cobrança ascendem a um máximo de: 15% sobre montantes pendentes até 2.500 euros; 10% sobre os próximos 2.500 euros e 5% sobre os próximos 5.000 euros com um mínimo de 40 euros. O empresário pode desviar-se dos montantes e percentagens mencionados em benefício do consumidor.


Artigo 16 - Procedimento de queixa

1. O empresário tem um procedimento de reclamação suficientemente publicitado e trata a reclamação em conformidade com este procedimento de reclamação.
2. As reclamações sobre a implementação do acordo devem ser apresentadas ao empresário num prazo razoável após o consumidor ter descoberto os defeitos, completos e claramente descritos.
3. As queixas apresentadas ao empresário serão respondidas no prazo de 14 dias a partir da data da sua recepção. Se uma queixa exigir um tempo de processamento mais longo previsível, o comerciante responderá no prazo de 14 dias com um aviso de recepção e uma indicação de quando o consumidor pode esperar uma resposta mais detalhada.
4. Uma queixa sobre um produto, serviço ou serviço do comerciante também pode ser apresentada através de um formulário de queixas na página do consumidor do website Thuiswinkel.org www.thuiswinkel.org. A queixa é então enviada tanto para o comerciante em questão como para Thuiswinkel.org.
5. O consumidor deve dar ao comerciante pelo menos 4 semanas para resolver a queixa em consulta mútua. Após este período, surgirá uma disputa que está sujeita à resolução de disputas.


Artigo 17 - Litígios

1. Os acordos entre o empresário e o consumidor aos quais se aplicam estas condições gerais, são exclusivamente regidos pela lei holandesa.
2. Os litígios entre um consumidor e um comerciante sobre a celebração ou execução de contratos relativos a produtos e serviços a serem fornecidos ou a serem fornecidos por este comerciante podem ser apresentados ao Comité de Litígios de Thuiswinkel, P.O. Box 90600, 2509 LP em Haia (www.sgc.nl), quer pelo consumidor quer pelo comerciante, com a devida observância das disposições a seguir enunciadas.
3. Um litígio só será tratado pelo Comité de Litígios se o consumidor tiver primeiro apresentado a sua reclamação ao comerciante dentro de um prazo razoável.
4. Se a reclamação não conduzir a uma solução, o litígio deve ser apresentado ao Comité de Litígios por escrito ou sob outra forma a determinar pelo Comité, o mais tardar 12 meses após a data em que o consumidor apresentou a reclamação ao proprietário.
5. Se o consumidor desejar submeter um litígio à Comissão de Litígios, o empresário está vinculado a esta escolha. Preferencialmente, o consumidor deve primeiro comunicar isto ao proprietário.
6. Se o proprietário desejar submeter um litígio à Comissão de Litígios, o consumidor no prazo de cinco semanas após um pedido escrito feito pelo proprietário, por escrito para pronunciar se deseja ou quer que o litígio seja tratado pelo tribunal competente. Se o comerciante não ouvir a escolha do consumidor no prazo de cinco semanas, então o comerciante tem o direito de submeter o litígio ao tribunal competente. 
7. O Comité de Litígios pronuncia-se nas condições estabelecidas nos regulamentos do Comité de Litígios (www.degeschillencommissie.nl/over-ons/de-commissies/2404/thuiswinkel). As decisões do Comité de Litígios são tomadas através de um parecer vinculativo.
8. A Comissão de Litígios não tratará de um litígio ou interromperá o processo se ao empresário tiver sido concedida uma suspensão de pagamento, tiver falido ou tiver efectivamente terminado as suas actividades comerciais, antes de um litígio ter sido tratado pela comissão na sessão e uma decisão final ter sido proferida.
9. Se, além do Comité de Litígios de Thuiswinkel, for competente outro Comité de Litígios reconhecido ou filiado na Stichting Geschillencommissies voor Consumentenzaken (SGC) ou no Klachteninstituut Financiële Dienstverlening (Kifid) (Instituto de Reclamações dos Serviços Financeiros), o Comité de Litígios de Thuiswinkel é de preferência competente para litígios relativos principalmente ao método de venda à distância ou prestação de serviços. Para todas as outras disputas, o outro comité de disputas reconhecido, filiado no SGC ou Kifid.


Artigo 18 - Garantia das sucursais

1. Thuiswinkel.org garante o cumprimento do parecer vinculativo do Comité de Litígios de Thuiswinkel pelos seus membros, a menos que o membro decida submeter o parecer vinculativo ao tribunal para revisão no prazo de dois meses após ter sido enviado. Esta garantia é reavivada, se o parecer vinculativo após revisão pelo tribunal tiver permanecido em vigor e a sentença que o demonstra se tiver tornado definitiva e conclusiva. Até um montante máximo de 10.000,- euros por conselho vinculativo, este montante será pago ao consumidor por Thuiswinkel.org. Para montantes superiores a 10.000,- por conselho vinculativo, serão pagos 10.000,- euros. Para o excesso, Thuiswinkel.org tem uma obrigação de melhores esforços para assegurar que o membro cumpra os conselhos vinculativos.
2. A aplicação desta garantia exige que o consumidor faça um apelo por escrito à Thuiswinkel.org e que ceda o seu crédito contra o comerciante à Thuiswinkel.org. Se o crédito sobre o comerciante ascender a mais de 10.000,-, o consumidor é oferecido para transferir o seu crédito para Thuiswinkel.org, na medida em que este exceda o montante de 10.000,-, após o que esta organização solicitará o pagamento deste crédito em tribunal para satisfazer o consumidor em seu próprio nome e às suas próprias custas.


Artigo 19 - Disposições adicionais ou diferentes

Disposições adicionais ou que se afastem destes termos e condições gerais não podem prejudicar o consumidor e devem ser registadas por escrito ou de forma a poderem ser armazenadas pelo consumidor, de forma acessível, num suporte de dados duradouro.


Artigo 20 - Alterações aos Termos e Condições Gerais Thuiswinkel

1. Thuiswinkel.org não alterará estes termos e condições gerais, excepto em consulta com a Associação de Consumidores.
2. As alterações a estes termos e condições só são efectivas depois de terem sido publicadas de forma adequada, no pressuposto de que no caso de alterações aplicáveis durante o prazo de uma oferta, prevalecerá a disposição mais favorável ao consumidor.

Thuiswinkel.org
www.thuiswinkel.org
Horaplantsoen 20, 6717 LT Ede, Países Baixos
P.O. Box 7001, 6710 CB Ede, Países Baixos


Anexo I: Modelo de formulário de retirada

Formulário de revogação de modelo

(preencha e devolva este formulário apenas se desejar revogar o acordo)

a. Em: Nome do empresário
Endereço geográfico do empresário
[ número de fax do empresário, se disponível]
[ endereço de e-mail ou endereço electrónico do empresário]. 

b. Eu/Nòs* pelo presente notificamos que eu/Nòs* dou a conhecer o nosso acordo relativamente
a venda dos seguintes produtos: [nome do produto]*
o fornecimento dos seguintes conteúdos digitais: [Designação de Conteúdo Digital]*.
a prestação do seguinte serviço: [indicação de serviço]*,
revogado/cancelamento*
 
c. Encomendado em*/recebido em* [data da encomenda no caso de serviços ou recepção no caso de produtos].  
d. [Nome(s) do(s) consumidor(es)
e. [Endereço(s) do(s) consumidor(es)
f. [Assinatura(ões) do(s) consumidor(es) (apenas se este formulário for apresentado em papel)

* Riscar o que não se aplica ou preencher o que é aplicável.

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